Muito conhecido pelos jogadores de D&D como uma criatura virtualmente invencível, mas o que muitos não sabem é que esta criatura tem origens em uma lenda cristã, vindo da França da idade media.
Estátua do Tarrasque em Tarascon A lenda conta que após a morte de Jesus, Marta e seus irmãos, Maria e Lázaro, foram banidos de Judeia por ocasião da primeira perseguição.Os judeus não queriam a presença de Lázaro, temiam mata-lo então puseram toda aquela família numa barca sem mastros, sem leme e sem velas.Pela tradição da igreja católica, Santa Marta anunciara a fé de Jesus Cristo em Marselha, Aix, Avinhão e em toda a Provença; e que por toda a parte efetuara muitas conversões.conta-se que um jovem que morreu afogado por tentar ir ate ela, foi ressuscitado pela mesma. Este milagre tornou-se uma grande noticia e os habitantes de Tarascon e as povoações vizinhas vieram então pedir o socorro da santa contra um dragão que fazia enormes estragos.Como Marta não tinha outro fim do que a glória de Jesus Cristo e a salvação das almas, reconheceu que um milagre causaria a satisfação sobre aqueles pagãos.Embrenhou-se por um bosque vizinho e achou o dragão que estava a devorar um homem.Fez o sinal da cruz, aspergiu-o com algumas gotas de água benta, atou-o com o seu próprio cinto e trouxe-o à cidade, como se fora um manso cordeiro.Atônito com o milagre, e, depois de terem morto o dragão a pau e à pedrada, lançaram-se todos aos pés da santa, pedindo-lhe que os não abandonasse.
Tarrasque na versão do Jogo de RPG D&D Santa Marta permaneceu nesse lugar, tendo criado uma comunidade de donzelas convertidas e que quiseram acompanhá-la.Refere-se que edificaram nesse sítio um mosteiro, onde como esposas de Jesus Cristo viviam à maneira de anjos debaixo da direção daquela que fora hospedeira e discípula do Senhor.
Festival de Tarrascon |
Tarascon (Bouches-du-Rhône) é uma cidade no sul da França onde ate hoje é realizado um festival em comemoração do milagre de santa Marta.
Uma criatura bem diferente da descrita nos livros de RPG, o tarrasque original não era uma besta colossal com a pele magica que repelia qualquer ataque, uma ser com calda de réptil, patas de urso, carapaça de tartaruga e cabeça de homem.
Cidade de Tarascon |
Em O Anatomista de Dragões, tal lenda vem de uma tipo de dragão muito similar
a descrita na lenda de Santa Marta, uma espécie já extinta no tempo da historia contada no livro.
Brasão de armas da cidade de Tarascon |
Não sabia que tinha um blog..rss.
ResponderExcluirComprei o livro por causa desse artigo e por causa da criatura kk. Acabei de começar lê-lo e estou muito animado
ResponderExcluir